top of page
Foto do escritorAngélica Soller

Otosclerose

Conheça a doença que causa surdez




Recentemente a apresentadora Adriane Galisteu veio a público, por meio da imprensa, e revelou que é portadora de Otosclerose, doença caracterizada pela calcificação da cadeia ossicular e do ouvido interno, comprometendo a audição.


Divulgação

É como se fosse uma “pedra no meio do caminho”, tampando o ouvido e

gerando, como consequência, a perda auditiva lenta, progressiva e incurável.

Como lidar com esse mal-estar? A surdez, se não cuidada, pode levar o indivíduo ao isolamento e até à depressão pela dificuldade de interagir com as pessoas ao seu redor. Conheça  as causas, os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos que auxiliam a controlar esse transtorno.



Causas

As causas da Otosclerose não são totalmente conhecidas, mas podem estar muito ligadas à hereditariedade e manifestadas com maior frequência junto ao público feminino, de 20 a 40 anos. Daí a importância de se investigar com mais profundidade o histórico familiar (filhas, mães, tias, irmãs etc.). Alterações hormonais durante a gravidez também estão entre as causas dessa enfermidade.


Sintomas

- Perda auditiva lenta e gradual. Normalmente começa em um ouvido e com o passar do tempo, pode afetar o outro.

- A pessoa observa que está com dificuldade para ouvir sons mais baixos.

- Zumbido no ouvido (tinnitus).

- Em casos raros, pode ocorrer tontura ou desequilíbrio.


Diagnóstico

A Otosclerose é detectada por meio de exames clínicos com o otorrinolaringologista; testes audiométricos para mensurar o grau da surdez; e, em alguns casos, exames de imagem (tomografia computadorizada) para comprovar o diagnóstico.

 

Tratamentos

- Recomenda-se o uso de aparelhos auditivos para amplificar o som.

- Procedimento cirúrgico (estapedectomia), que consiste em substituir um dos ossículos do ouvido por uma mini prótese, a fim de restaurar a audição.

Embora a Otosclerose não tenha cura definitiva, a maioria dos pacientes consegue gerenciar os sintomas com os tratamentos indicados pelo otorrino, preservando a sua qualidade de vida e a saúde auditiva.

Observe em sua rotina se está com alguma dificuldade em escutar e procure ajuda médica. Investigue e inicie o tratamento rapidamente para que o problema não se agrave futuramente.


Agende uma consulta com otorrinolaringologista: Link de contato: wa.me/5511950435522


L'ORGANI CLÍNICA MÉDICA

R. Antônio de Macedo Soares, 1760

Campo Belo - São Paulo - SP

Telefone: (11) 5533-5522

WhatsApp: (11) 95043-5522


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page