A estação mais fria do ano está batendo à porta. E com o inverno vem também aquela preguiça de sair da cama de manhã e enfrentar o frio, mas com saúde e disposição, tudo fica mais fácil e a energia chega junto. Vale apostar nas recomendações médicas e se prevenir de doenças comuns que despontam nessa época do ano, como as alergias respiratórias, gripes, resfriados, tosse, inflamações na garganta, sinusite, covid, bronquite, pneumonia e uma enorme lista de enfermidades do sistema respiratório.
Uma das doenças que atualmente está lotando os estabelecimentos de saúde é a bronquiolite, diagnosticada em bebês e crianças abaixo de 2 anos. Essa patologia, causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), afeta as vias aéreas inferiores, principalmente os bronquíolos que são pequenos tubos dos pulmões. O termo é confundido com bronquite, que também é uma inflamação nas vias aéreas inferiores, porém localizada nos brônquios e acomete, em geral, crianças maiores e adultos. Tosse, chiado no peito, dificuldade respiratória, febre baixa e cansaço são os principais sintomas da bronquiolite. Para evitar o problema, alguns simples cuidados no dia-a-dia devem ser observados pelos pais: lavem as mãos ao tocar os bebês; vacine-os contra o Virus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês de alto risco; mantenha-os em ambiente ventilado; e cumpram rigorosamente as orientações e prescrições médicas para que o tratamento surta efeito satisfatório.
Siga essas dicas e enfrente o inverno com saúde e vigor.
- No inverno, o tempo tende a ser mais seco, com baixa umidade do ar. Portanto, evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h e fora dos horários de pico de poluição atmosférica, em geral no final do dia.
- Use umidificador para repor a umidade do ar quando o clima está seco Esses aparelhos repõem a umidade relativa do ar para os níveis ideais (de 45% a 65%. O mínimo aceitável é de 30%).
- Aplique soro fisiológico nas narinas e olhos para mantê-los sempre lubrificados.
- Beba pelo menos dois litros de água por dia para hidratar a pele e o corpo, mesmo se não sentir sede.
- Fique longe de aglomerações e use máscara em ambientes hospitalares e em transporte público. O acessório cria uma barreira importante para eventuais contaminações.
- Lave as mãos com maior frequência e aplique álcool gel, um grande aliado no combate à contaminação, por ser um produto antisséptico.
- Cuide da alimentação para aumentar a imunidade. Um organismo frágil torna-se mais vulnerável, facilitando as contaminações. Tenha sempre em suas refeições uma boa porção de vegetais, frutas e produtos ricos em vitaminas. E aproveite o frio para esquentar o organismo com alimentos quentes como sopas, chás, chocolates.
- Se perceber os olhos irritados e coçando, pode ser que tenha contraído uma conjuntivite. Procure orientação médica e use óculos escuros, para não ficar tão sensível à luminosidade.
- Agasalhe-se bem e proteja os ouvidos do vento frio para evitar otite (dor de ouvido).
- Aspire o pó das cortinas, sofás, tapetes e carpetes, onde se armazenam ácaros e pelos de animais, grandes vilões de doenças alérgicas e respiratórias.
- Mantenha as janelas abertas para circular o ar e arejar o ambiente.
- Exponha as roupas de inverno ao sol (cobertores, edredons, roupas de lã etc.) para eliminar o mofo que se formou pelo tempo que ficaram guardadas.
- Substitua cobertores por edredons. São mais leves e aquecem com muito conforto.
- Opte por roupas de malha, moleton, nylon ou couro, ao invés da lã.
- Limpe a casa com pano úmido. Evite usar produtos de limpeza que exalem cheiro forte, pois podem desencadear alergia.
- Se for fumante, o melhor é parar de fumar. Ou, fume em ambientes abertos e arejados.
Ajude a divulgar essas práticas e curta o frio com disposição, saúde e muita energia. E lembre-se: não tome remédio por conta própria.
Se necessário, agende uma consulta clicando no link wa.me/5511950435522
Clínica L'Organi
Medicina & Estética
📍Rua Antonio de Macedo Soares, 1760
Campo Belo – São Paulo
(11) 5533-5522
(11) 95043-5522
Comments